Adequação à LGPD: uma jornada multidisciplinar ou LGPD: cada um no seu quadrado, mas atuando juntos!
À primeira vista parece até engraçado, mas essa é uma referência interessante para definirmos a dinâmica da adequação à LGPD.
Embora estejamos falando de uma legislação, a LGPD vai muito além das questões documentais do âmbito jurídico, sendo uma atividade que não se restringe à atuação dos advogados.
Para além das questões jurídicas da LGPD, a lei faz referência recorrente à implementação de medidas técnicas e de segurança da informação.
Logo, para a implementação de um Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados que atenda de forma plena às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados é necessária a união de esforços de profissionais de diferentes áreas, uma vez que a adequação à LGPD é o que nós chamamos de jornada multidisciplinar – a junção de competências entre o jurídico, área de tecnologia da informação e segurança da informação.
Nunca esqueçam:
Advogado sozinho não implementa LGPD!
Profissionais de Segurança da Informação sozinhos não implementam LGPD!
Área de TI sozinha não implementa LGPD!
Um Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados que atenda de forma plena a todas às disposições da LGPD, somente será possível se houver a união e a expertise dessas três áreas, sempre de acordo com as habilidades técnicas que competem a cada profissional.
É importante que haja humildade em reconhecer que para o sucesso do Programa – cujo objetivo primeiro é a segurança das informações pessoais às quais a empresa tem acesso, – a união e o trabalho conjunto destas áreas é fundamental, cada uma no limite de suas competências.
LGPD é como educar um filho: na teoria é de um jeito, na prática é completamente diferente!
Deseja aprender tudo? O Implementando a LGPD vai te ensinar!
Somos o melhor curso online de LGPD na prática! E somos o melhor porque te entregamos aquilo que você está procurando: a prática de verdade!
Dúvidas?
Conte conosco!