Provavelmente você já ouviu falar que os “dados são o novo petróleo” e que nós estamos vivendo a era da sociedade da informação.
Mas você compreende a essência dessas duas afirmações e por que elas se conectam?
Embora a expressão “dados são o novo petróleo” seja considerada um clichê e um pouco ultrapassada, muitas pessoas ainda não compreendem o que de fato ela significa e qual a sua relação com esses novos modelos de negócio.
Fato é que nós estamos vivendo a era da sociedade da informação, onde os dados pessoais são a moeda que movimenta a economia mundial.
E nesse mundo de intensa conectividade, estamos a todo momento disponibilizando os nossos dados pessoais.
É muito comum entregarmos o número do CPF na farmácia para ganhar um descontinho, ou baixarmos um aplicativo que, ao que parece, é gratuito.
Acontece que eles só parecem gratuitos, mas na verdade não são.
No caso do CPF em troca de desconto na farmácia, você está fornecendo seus dados para que a empresa possa formar o seu perfil comportamental, quais medicamentos usa frequentemente, quais são as suas preferências em relação às marcas, ou seja, você está realizando a troca das suas informações por um desconto e, dessa forma, disponibilizando para esta empresa um ativo super importante: seus dados, suas preferências pessoais!
Como referimos, há também os aplicativos que parecem gratuitos, mas que na verdade não são, pois você também está entregando suas informações pessoais em troca do serviço que eles oferecem.
Aqui neste caso, você entrega o seu dado pessoal geralmente pelas suas informações de geolocalização, que de igual forma, servirão para que a empresa trace o seu perfil comportamental, como por exemplo, os lugares que frequenta.
E você sabe o que essa troca significa?
Que estamos vivendo a era do Zero-Price Advertisement Business Model, ou seja, estamos vivendo em tempos em que você não paga os produtos e/ou serviços de forma pecuniária, você paga com seus dados, e isso é considerado um novo modelo de negócio.
O Zero-Price Advertisement Business Model é um desses novos modelos de negócio. Nessa modalidade de novo negócio, a contraprestação é simplesmente a disponibilização dos dados pessoais dos titulares em troca do produto ou do serviço ofertado.
Lembre-se: o maior ativo que uma empresa possui hoje são os nossos dados pessoais!
E é por isso que atualmente os dados pessoais são considerados o novo petróleo, porque são eles que impulsionam a economia digital.
É de posse do resultado de toda essa inteligência gerada pela informações que as empresas têm crescido e agregado valor às suas atividades, ou seja, os dados são hoje o principal ativo das empresas e por isso são considerados o novo petróleo, dada a importância que eles possuem no contexto econômico mundial e a sua relevância para o fortalecimento desses novos modelos de negócio.